Registro de Marca: Um investimento ou meramente um gasto

Muito se fala em empreendedorismo, inovação, negócios e ainda, “tudo que você precisa saber para ter uma Marca® de sucesso!”, mas quando o assunto é registro de marca, o que vemos hoje, ainda é um olhar negativo e de desconhecimento para a devida proteção junto ao INPI – Instituto Nacional da Propriedade Industrial, autarquia federal responsável pelos registros de marcas no Brasil.

Embora não obrigatório, o registro da marca é um investimento importante para aqueles que acreditam no potencial do seu produto/serviço, pois é através da marca e da impressão dela que o consumidor se fidelizará e indicará para futuros clientes. Entendendo que é inevitável que diante da complexidade do tema e muitas vezes a preconcepção de que o custo para registro é elevado, os empreendedores acabam deixando o registro de lado.

Assim, diante de tantas outras questões a serem resolvidas, o registro da marca é vista apenas como mais um gasto inicial na abertura de uma empresa e/ou lançamento de um produto no mercado.

Mas afinal, o registro da marca é um gasto ou um investimento? Não existe fórmula mágica que garanta o sucesso de um produto/serviço, no entanto, se existisse quem a criou deveria ter registrado a marca, pois só o registro concedido pelo INPI no Brasil, garante o direito ao uso exclusivo da expressão como marca.

Sem dúvida, é de conhecimento geral que existe uma empresa que a alguns anos atrás criou um produto inovador e decidiu identificar sua empresa com o nome simples de uma fruta, mas que também, mesmo após estar consolidada mundialmente, deixou de proteger a marca de um de seus principais produtos ao chegar no Brasil e por isso, hoje é tema de repercussão geral no STF em razão da disputa pela marca que terceiros se aproveitaram (ou não) da expressão.

Por óbvio, se estamos falando de lançamento de produto e/ou abertura de empresa, não é indicado já iniciar brigando por um registro. No entanto, como não proteger a marca que ligará o consumidor a empresa? Necessário entender o que a marca representa.

Entendo que a marca carrega todo trabalho árduo, dedicação e responsabilidade que foi colocado por alguém e assim gerou resultados positivo, conquistando espaço e posição no mercado. Por isso, no desenvolver das atividades o empreendedor que acredita na qualidade de seus produtos e busca o respeito de seus consumidores precisa registrar sua marca. Logo, o registro de marca não é um gasto e sim a ferramenta que protegerá de terceiros a empresa, quando o sucesso chegar.

Iniciar pela busca por anterioridade auxilia na possibilidade de sucesso de um registro e é por isso que a Confmark conta com especialistas na área e profissionais com mais de 20 anos de mercado, que podem auxiliar no processo de registro da marca.

Conte com a gente e faça seu registro!